Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

FAZER LIDERANÇA

Habilidades e competências do líder.
Como você aplica suas habilidades e competência na liderança?

O líder do futuro precisa de habilidades para conduzir um novo modelo de organização voltada para a liderança participativa onde as pessoas esperam desenvolver suas habilidades. Muitos líderes ainda não estão certos de como ajudar os liderados a descobrir as suas habilidades e como orientá-las a desenvolve-las em sua comunidade. Daí a necessidade de líderes capacitados para este tempo e para o futuro das nossas organizações.

Os líderes que ainda adotam o modelo gerenciamento precisam encarnar o modelo liderança participativa, precisamos hoje muito mais de “líderes” do que “gerentes” ou “chefes”.

Fazer liderança significa conduzir pessoas a alcançar os objetivos desejados considerando o esforço e a dedicação do grupo. O gerente ou chefe é um modelo que se volta apenas para conseguir resultados usando recursos humanos e materiais, sem importar com a satisfação dos membros do grupo.

Fazer liderança cristã significa influenciar pessoas, e envolve-las em um planejamento que privilegie sua participação de acordo com as suas individualidades e talento, nas atividades do Reino de Deus.

Chamam-se de talentosos as pessoas que tem habilidades inatas, ou capacidades naturais para realizar determinadas atividades. Alguns estudiosos afirmam que um talento considerado inato poderá ser desenvolvido em outras pessoas quando elas estão motivadas e aprendem através de técnicas especiais. Como por exemplo: Através de testes próprios aplicados por psicólogos. Ao entrevistar as pessoas, elas sempre dizem do que gostam de fazer. Dê tarefas que se identificam com as pessoas e elas se sentirão felizes. Preste atenção nas pessoas ao seu redor, fale com elas, considere principalmente aquelas que estão mais próximas de você. Assim você as identificará e dará a elas oportunidade para desenvolver seus talentos.

Nenhum líder deve esperar que todas as pessoas da sua organização sejam iguais. Cada membro da equipe tem sua especialidade, o líder deve ser capaz de identificá-las e envolvê-las nas tarefas que são executadas conforme os objetivos e metas estabelecidos no plano estratégico da instituição.

O líder tem compromisso com a qualidade de seu trabalho. Tem habilidades e competências para realizar atividades que são indispensáveis para fazer uma liderança efetiva, são elas: Promover o equilíbrio das ações dos membros da sua organização, realizar suas atividades com alegria. Promover a cooperação de seus liderados considerando as suas individualidades. Promover a visão do trabalho em equipe. Adotar instrumentos de avaliação que não são para reprovação, mas para averiguar o cumprimento do planejamento e indicar melhorias para atividades futuras. Desenvolver a habilidade de ouvir é permitir a livre expressão de idéias e teorias mesmo que elas sejam opostas as nossas, é contribuir para a construção do conhecimento das pessoas e efetiva realização da equipe. O líder que tem compromisso desenvolve a habilidade de ouvir as pessoas, tem oportunidade de demonstrar interesse na história da pessoa que está sendo escutada pelo líder; ouvir é ter contato com a experiência vivenciada pelo seu liderado, é quando se percebe a necessidade de firmar ou reafirmar relacionamentos. As pessoas se aproximam mais do líder esperando que ele tenha disposição para ouvir com atenção, suas posições ou até mesmo suas reclamações. Comunicar os assuntos da sua liderança com clareza, para que o liderado entenda e coloque em pratica a sua orientação. Reunir a sua equipe é nas reuniões que os assuntos de interesse da organização são estudados onde cada pessoa apresenta seu ponto de vista e a forma de apontar a solução. As reuniões são encontros entre líderes e liderados com objetivos bem definidos para que não se perca o resultado que se deseja. Planejar bem suas atividades. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.


Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"