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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LIDERE EM TODOS OS SENTIDOS

Como desenvolver seu poder de influência a partir de qualquer ponto da estrutura corporativa:

"Nem todo mundo entende o que significa influenciar os outros em todos os sentidos" - pessoas que estão no mesmo nivel; pessoas que estão abaixo, e pessoas que estão acima de você na liderança da organização.

1. Há alguns MITOS que precisam ser vencidos pelos LIDERES que desejam INFLUENCIAR pessoas em todos os sentidos da liderança em uma organização.

MITOS:
Não posso liderar se não estiver no topo.
"Liderança é uma escolha que se faz, não um lugar em que se senta".

Quando chegar no topo, aí aprenderei a liderar.
"A boa liderança é aprendida nas bases. Liderar tão bem quanto possível onde estiverem é o que prepara os líderes para responsabilidades maiores".

Se eu estiver no topo as pessoas me seguiram.
"Você talvez possa dar uma posição a alguém, mas não pode dar-lhe a verdadeira liderança. A influência deve ser conquistada".

Quando chegar ao topo, estarei no controle.
"Na liderança - independentemente de onde você esteja em uma organização, - o importante sempre é a influência".

Quando chegar ao topo não serei mais limitado.
"Em muitas organizações, à medida que você sobe a escada, pode até descobrir que o nivel de responsabilidade que você assume aumenta mais rápido do que o grau de autoridade que você recebe".

Se eu não conseguir chegar ao topo, então não tentarei ser líder.
"Creio que as pessoas podem tornar-se líderes melhores onde quer que estejam. Melhore sua liderança, e você poderá impactar sua organização. Você pode mudar a vida das pessoas. Você pode ser alguém que agregue valor. Você pode aprender a influenciar pessoas em todos os níveis da organização - MESMO QUE NUNCA CHEGUE AO TOPO. Ao ajudar os outros, você pode ajudar a si mesmo".

2. Os DESAFIOS que Líderes enfrentam para influenciar pessoas em todos os sentido da liderança da oranização.

"Creio que os desafios vão ao seu encontro... uma vez que reconhecer os desafios pouco adianta sem soluções... você precisa se preparar para solucionar as questões dasafiadoras".

OS DASAFIOS:
A pressão de ser supreendido no escalão médio.
"Aprenda a ser líder a despeito das restrições que os outros lhe impouserem".
"Bons líderes raramente pensam em termos de limites; em vez disso, pensam em termos de oportunidade".

Seguindo um líder ineficiente.
"Não é seu trabalho consertar o líder; é agregar valor. Se o líder não mudar, então mude sua atitude ou seu endereço de trabalho".
"Independentemente de quais sejam nossas circunstância, nossa maior limitação não é o líder que está acima de nós - é o espírito dentro de nós".

Um cabeça... muitos chapéus.
"Saber qual o chapéu colocar e depois aproveitar o desafio".
"Todo papel ou "CHAPÉU" que você é solicitado a usar tem suas próprias responsabilidades e objetivos. Se você trocar de chapéu, lembre-se de que o contexto muda... O Objetivo muitas vezes determina o papel e a abordagem".
"Estar no escalão médio de uma oraganização é como ser o filho do meio em um afamília" (Billy Hormsby)

Você muitas vezes está escondido no escalão médio.
"Lembre-se de que a liderança consistentemente boa é notada".
"Se focarmos estar em algum outro lugar porque o consideraos melhor, então não aproveitaremos o lugar onde estamos nem faremos o que devemos fazer para termos sucesso".
"E, se você liderar com eficácia do escalão médio de uma organização, não ficará ali para sempre".

Os líderes gostam mais de estar na frente do que no escalão médio.
"Liderança tem mais a ver com disposição do que com a posição - influencie os outros onde você está".
"Quanto maior for sua eficiência no cumprimento do seu papel como líder no escalão médio da organização, mais realizado você se sentirá".

Patrocinar a visão é mais dificil quando não foi você que a criou.
"Quanto mais você investe na visão, mais ela se torna sua".
"As pessoas aceitam o líder, depois a visão. Se acreditarem nos líderes, então elas aceitam aquilo em que esses líderes acreditam".
"A visão começa como uma pessoa, mas só se realiza pelos esforços de muitas pessoas".

Liderar quem está acima de sua posição não é fácil.
"Enquanto líderes ineficientes exigem respeito, líderes competentes ordenam respeito".
"As pessoas seguem líderes a quem admiram - Líderes com Compromisso".
"Não se pode contrariar e influenciar ao mesmo tempo". (John Knox).

3. Os princípios que líderes põem em prática na liderança para cima.

"Siga-me, estou bem atrás de você"
“A maioria dos líderes deseja, não ser liderado”.
“Se quiser progredir, liderar para cima é muito melhor do que bajular”. (Dan Reiland)

Lidere-se a si mesmo excepcionalmente bem. A chave para liderar bem a si mesmo é aprender a autogerenciar-se.
Gerenciar suas emoções – “Bons líderes sabem quando demonstrar emoções e quando retardá-las”.
Gerenciar seu tempo – “Até que você valorize a si mesmo, não valorizará o seu tempo”.
Gerenciar suas prioridades – “80% do tempo – trabalhe naquilo em que você é mais forte. 15% do tempo – trabalhe naquilo que você está aprendendo. 5% do tempo – trabalhe em outras áreas necessárias”.
Gerenciar sua energia – “O maior inimigo de uma boa idéia é estar ocupado”.
“Um minuto pensando muitas vezes vale mais do que uma hora conversando ou fazendo um trabalho não planejado”.

Alivie a carga de seu líder.
“O peso da responsabilidade é grande sobre os lideres. Quanto mais alto for o cargo que eles ocupam em uma organização, maior é a responsabilidade”.
“Quando você ajuda alguém mais importante do que você, isso faz  com que seja parte de algo maior”.
“Sua atitude de levantar seu líder muitas vezes leva seu líder a levantá-lo”.

Esteja disposto a fazer o que os outros não se dispõem a fazer.
“Pessoas de sucesso fazem coisas que as pessoas sem sucesso não estão disposto a fazer”.
“Ninguém que já deu o melhor de si alguma vez se arrependeu”.

Faça mais do que gerenciar – Lidere!
“Se você quiser influenciar os outros, então você deve liderar”.
“O que poderia ser mais intangível do que a influência? Líderes lidam com coisa como moral, motivação, força, emoções, atitudes”.
“Lideres vêem a si mesmos como agentes de mudanças”.

Invista na química relacional.
“As pessoas não irão concordar com você se não puderem se entender com você”.
“Quando você reserva tempo para investir no relacionamento com seu líder, o resultado conseqüente será confiança”.

Esteja preparado toda vez que usar o tempo de seu líder.
“Todo o líder valoriza tempo”.
“Para todos os líderes, tempo é precioso”.
“Tempo é um bem que não pode ser aumentado, independente do que o líder faça”.

Saiba quando avançar e quando recuar.
“Lideres de sucesso dão o passo certo no momento certo com o motivo certo”.

Torne-se um membro de equipe confiável.
“Membros confiáveis produzem quando: ...há pressão... são poucos os recursos..a força é pequena... a carga está pesada... o líder está ausente... o tempo é limitado...”.

Seja melhor amanhã do que hoje
“Quanto melhor você for: ...mais pessoas o ouvem ...maior será o seu valor hoje ...maior será seu potencial para amanhã ..."

4. Os princípios que líderes põem em prática na liderança para os lados.

“Siga-me, andarei com você”.
As pessoas que acham mais difícil liderar para os lados são aquelas que não se destacam em construir relacionamentos.

Entenda, ponha em prática e complete o círculo de liderança.
a) Cuidado; b) Aprendizagem; c) Apreciação; d) Contribuição; e) Verbalização; f) Liderança; g) Sucesso.
“As pessoas sempre se aproximam de alguém que as faça crescer e se afastam de qualquer pessoa que as faça decrescer”.
“Poucas cosias aumentam mais a credibilidade de líderes do que agregar valor às pessoas à volta deles”.
“Grandes líderes não usam as pessoas para que possam vencer. Eles lideram pessoas para que todos possam vencer juntos”.

Completar seus colegas de liderança é mais importante que competir com eles.
“Vencer a qualquer preço irá custar-lhe alto em se tratando de seus colegas. Se seu objetivo for derrotar seus colegas então você nunca poderá liderar para os lados com eles”.
“Todo o objetivo de uma competição saudável é incentivar o sucesso da organização”.

Seja amigo.
“Amizade é o alicerce da influência”
“Amizade é a estrutura para o sucesso”
“Amizade é o abrigo contra tempestades repentinas”.
“Seu melhor amigo é aquele que traz à tona o que há de melhor em você”. (Henry Ford).

Evite a política de cargos.
“Fazer política no trabalho é uma maneira infalível de alienar seus colegas”.
“Evite fofoca – Diz-se que as pessoas inteligentes discutem idéias, pessoas medianas falam sobre si mesmas e pessoas medíocres falam sobre a vida alheia. É isso que a fofoca faz”.
“Fique longe de discussões sem sentidos”.
“Defenda o que é certo, não só o que é popular”
“Observe todos os lados da questão – Antes de ter uma discussão com seu chefe, dê uma boa olhada nos dois lados – no seu e no lado de quem está fora”.
“Não projeta sua área de influência”.
“Diga o que você quer dizer e queira dizer o que você diz”.

Amplie seu Circulo de relações.
“Ampliar seu círculo também tem outro beneficio valioso. Amplia sua rede de relações, colocando-o em contato com mais pessoas e dando-lhe potencial acesso às redes de relações delas”.
“Vá além de seu circulo intimo – Para sair de sua zona de conforto, por que não começar com aqueles que estão em sua zona de conforto? Cada um de seus amigos tem um amigo que você não tem”.
“Vá além de sua especialidade – não importa o tipo de organização em que você está, quando há ligação e entendimento entre departamentos, todos vencem”.
“Vá além dos pontos forte”.
“Vá além dos seus preconceitos pessoais”.
“Vá além de sua rotina – um dos maiores obstáculos que impedem de conhecer pessoas novas é a rotina”.

Deixe que a melhor idéia prevaleça.
“Se você deseja tornar-se um Líder 360°, então precisa resistir à tentação de lutar para defender sua idéia quando ela não for a melhor idéia”.
“Capital não tão importante no negócio. Experiência não é tão importante. É possível conseguir as duas coisas. O que é importante são idéias”. (Harvey Firestone).
“Bons líderes ouvem todas as idéias”
“Quase todas as novas idéias têm certo aspecto de loucura quando apresentadas pela primeira vez” (Alfred North Whitehead).
“Líderes 360° nunca se contentam com uma única idéia”.
“Líderes 360° procuram idéias em lugares incomuns”.
“Líderes 360° protegem pessoas criativas e as idéias delas”.
“Líderes 360° não levam a rejeição para o lado pessoal”.

Não finja ser perfeito.
“Nada seria feito se alguém esperasse até poder fazer algo tão bem-feito a ponto de ninguém achar defeito algum” (John Henry Cardinal Newman).
“É preciso ser verdadeiro em um ambiente competitivo: Admita seus erros, peça conselhos, preocupe-se menos com o que os outros pensam, esteja aberto a aprender com os outros, ponha de La o orgulho e o fingimento”.
“Fingir ser algo que você não é também não fará com que todos gostem de você. Isso fará, na verdade, com que seja menos fácil gostar de você”.

5. Os princípios que líderes põem em prática na liderança para baixo.

“Siga-me, eu lhe agregarei valor”
“OS líderes 360° usam tempo e esforço para ganhar influência tanto com seus seguidores como com aqueles sobre os quais não têm autoridade”.
“Como líder, ao liderar para baixo, você faz mais do que simplesmente levar as pessoas a fazerem o que você quer. Você descobre quem elas são”.

O líder está empenhado para agregar valor às pessoas que lidera da melhor forma possível.

Ande devagar pelos corredores
“Um dos maiores erros que os lideres cometem é passar tempo demais no escritório e não passar tempo suficiente entre as pessoas”.
“Os líderes muitas vezes são levados pela agenda, concentrados em tarefas em tarefas e orientados à ação porque gostam de concluir coisas”.

Nota do autor do blog - Não significa que não seja importante que o líder exerça atividades para “concluir coisas”, pois a administração é pertinente ao exercício da liderança, mas é necessário que o líder seja mordomo do seu tempo para que possa encontrar oportunidade de estar com pessoas.

“Liderança é um negócio voltado para pessoas”.
“Andar devagar pelos corredores é uma habilidade útil para liderar para baixo”.

Diminua o ritmo.
“Para relacionar-se com as pessoas, você tem de andar no ritmo delas”.
“Para liderar os outros, você precisa diminuir o ritmo o suficiente para relacionar-se com eles, engajá-los e levá-los com você”.
“Isso significa que você precisará recrutá-los, treiná-los, direcioná-los, supervisioná-los, redirecioná-los...”.
“Os líderes são os primeiros a levar todas as pessoas a cruzarem a linha de chegada”.

Expresse que você se preocupa.
“As pessoas que o seguem também desejam um toque pessoal. Querem saber que outros se preocupam com elas”.

Crie um equilíbrio saudável de interesse pessoal e profissional.
“Líderes que mostram interesse nos indivíduos que trabalham para eles precisam encontrar o equilíbrio entre interesse pessoal e profissional”
“Interesse pessoal vai mais fundo – mostra seu coração”.
“A realidade é que quando a vida pessoal dos funcionários vai bem, a vida profissional costuma acompanhar”.

Preste atenção quando as pessoas começam a evitá-lo.
“Um bom líder sempre diminui o ritmo o suficiente para olhar, ouvir e ler as entrelinhas”.

Cuide das pessoas, elas irão cuidar dos negócios.
“Mas líderes que cuidam das pessoas normalmente edificam pessoas e os negócios”.
“Líderes que cuidam apenas dos negócios muitas vezes acabam por perder as pessoas e os negócios”.

Veja todos como um “10”.
“Veja as pessoas como quem elas podem se tornar”.
“Procure o grande potencial que está dentro de cada pessoa a quem você lidera”.
“Deixe que elas “Tomem emprestada” a fé que você tem nelas”.
“Surpreenda-as fazendo algo certo”.
“Ajuda-as a usarem seu potencial. Faz com que tenham vontade de fazer melhor”.
“Acredite no melhor, dê aos outros um crédito de confiança”.
“Considere os outros como se considera”.
“Dê a elas o tratamento nota “10”.
“Todos podem ser um 10 em alguma área”.
“As pessoas normalmente atendem às expectativas do líder, se gostarem do líder”.

Desenvolva cada pessoa da equipe como pessoa.
“Ao equipar pessoas, você lhes ensina como fazer um trabalho. Ao desenvolver pessoas, você as está ajudando a melhorarem como indivíduos”.
“Veja o desenvolvimento como um processo a longo prazo”.
“Você não pode dar o que não tem. Para desenvolver pessoas em sua equipe, você deve continuar a crescer”.
“Descubra os sonhos e desejos de cada pessoa”.
“Sonhos são os geradores de energia em se tratando de pessoas que trabalham com você”.
“Ignore o que um homem deseja e você ignorará a fonte do poder dele”.
“Lidere a todos de um modo diferente”.
“Se deseja ser um líder 360°, você precisa assumir a responsabilidade por adequar seu estilo de liderança ao que a equipe precisa, não esperando que as pessoas se adaptem a você”.
“Você tem de imaginar o botão da liderança que deve apertar com cada pessoa da sua equipe”

Nota do autor do blog – Você em na sua equipe de trabalho pessoas com personalidades próprias, com formação diferente, com gosto diferente. E ainda você tem pessoas: as que gostam de desafios, as que são criativas, as que precisam de pausa para tomar fôlego, as que precisam de estímulos, as que precisam de acompanhamento consistente e freqüente.

“Use metas organizacionais para o desenvolvimento individual”.
“Ajude-os a se conhecerem”
“Uma pessoa não pode ser realista sobre seu potencial a menos que seja realista sobre sua posição”.
“Prepare-se para ter uma conversa difícil – bons líderes dispõem-se a ter conversas difíceis para começarem o processo de crescimento das pessoas que estão sob seus cuidados”.
“Comemore as vitórias certas”
“Prepare-se para liderança”
“Você realmente sabe algo até que a ensine a outra pessoa”.

Ponha as pessoas onde elas tenham pontos fortes.
“A primeira razão por que as pessoas não gostam do trabalho que têm é que elas não estão trabalhando nas áreas em têm pontos fortes”.
“Descubra os pontos fortes das pessoas”.
“Pessoas de sucesso encontram seus próprios pontos fortes. Líderes de sucesso encontram os pontos fortes das pessoas que lideram”.
“Dê-lhes o trabalho certo”.
“Identifique as habilidades de que elas irão precisar e dê o melhor treinamento”.
“Todos os membros da equipe têm um lugar onde agregam o maior valor”.

Seja exemplo do comportamento que você deseja.
“Lideres precisam ser o que desejam ver”.
“O que sou? O que faço? Quais são os resultados?”
“Seus valores determinam as decisões”
“Decisões que não são consistentes com seus valores sempre duram pouco”.

Passe a visão.
“Embora lideres no escalão médio talvez nem sempre sejam os criadores da visão, eles quase sempre são seus intérpretes”.
“Quando estiver se preparando para lançar a visão, pergunte para si mesmo: O que quero que elas saibam, e o que quero que elas façam”.
“Embora a visão revele às pessoas para onde elas precisam ir, o propósito revela por que elas devem ir”.
“Se não houver paixão na discrição, então sua visão não é transferível”.

Recompense os resultados.
“Todas as ações que os líderes recompensarem serão repetidas”.
“Não há problemas em deixar aqueles que você lidera brilharem mais do que você, pois, se eles brilharem forte o suficiente, irá refletir positivamente sobre você” (Billy Hornsby).
“Lembre-se de que você recebe aquilo pelo que paga”.

6. O Valor do Líder 360°

“Tornar-se um Líder 360° não é fácil. Leva muito tempo, e não acontece da noite para o dia. Mas vale a pena o esforço”.

Uma equipe de líderes é mais eficiente do que um único líder.
“Para que as equipes se desenvolvam em todos os níveis, elas precisam de líderes em todos os níveis”.
“Líderes visionários dispõem-se a contratar pessoas melhores do que eles”.
“Líderes sábios transformam seu pessoal em uma equipe”.
“Líderes seguros capacitam suas equipes”.
“Nenhuma dose de competência pessoal compensa a insegurança pessoal” (Wayne Schmidt).
“Líderes experientes ouvem suas equipes”.
“Líderes imaturos lideram primeiro depois ouvem”.
“Lideres produtivos entendem que um é um número pequeno demais para alcançarem a grandeza”.

Os Líderes são necessários em todos os níveis da organização.
“Sem um líder, a visão se perde”.
“Sem um líder, as decisões são adiadas”.
“Nem todos os que tomam boas decisões são líderes, mas todos os bons líderes tomam decisões”.
“Sem um líder, as pautas se multiplicam”.
“Sem um líder, os conflitos aumentam”.
“Sem um líder, o moral é baixo”.
“Sem um líder, a produção diminui”.
“Líderes são criativos para encontrarem maneiras de ajudar os outros a se tornarem produtivos”.
“Sem um líder, o sucesso é difícil”.

Liderar com sucesso em um nível é o que qualifica para a liderança no nível seguinte.
“Liderança é uma jornada que começa onde você está não onde você deseja estar”.
“As habilidades na liderança são as mesmas, mas a ‘liga do jogo’ muda”.
“Grandes responsabilidades só vêm depois que você consegue lidar bem com as pequenas”.
“As únicas conquistas que permanecem e não deixam arrependimento são nossas conquistas de nós mesmo” (Napoleão Bonaparte).
“Liderar em seu nível atual cria seu currículo para o próximo nível”.
“Quando você consegue liderar bem voluntários, você consegue liderar bem qualquer pessoa”.

Bons lideres no escalão médio se tornam líderes melhores no topo.
“Toda vez que você acrescentar um bom líder, voe tem uma equipe melhor”.
“Toda vez que você acrescentar um bom líder, todos os líderes na organização melhoram”.
“Bons lideres no escalão médio agregam valor aos líderes acima deles”.
“Bons lideres no escalão médio liberam os principais líderes para que se concentrem em suas prioridades”.
“Bons lideres no escalão médio motivam líderes acima deles a continuarem a crescer”.
“Bons lideres no escalão médio dão futuro à organização”.

Potenciais capacitadores para liderança hoje.
- Gerar novas idéias
- Solucionar problemas
- Atrair pessoas inteligentes
 - Assumir riscos
- Valorizar e identificar oportunidades.

Lideres 360° possuem qualidades das quais toda a organização precisa.
“Adaptabilidade – ajusta-se rapidamente à mudança”.
“Felizes os flexíveis, pois não se curvarão por estarem fora de forma”.
“Discernimento – entende os verdadeiros problemas”.
“Perspectiva – vê além de sua posição de vantagem”.
“Liderança é ver oportunidade em momentos difíceis” (Jack Welch).
“Comunicação – Liga-se a todos os níveis da organização”.
“Segurança – encontra identidade em si mesmo, não na posição”.
“A verdadeira forma de avaliar líderes não é o número de pessoas que lhes servem, mas o número de pessoas a quem eles servem”.
“Serventia – faz o que é necessário”.
“Desenvoltura – encontra maneira criativas de fazer as coisas acontecerem”.
“Maturidade – põe a equipe acima do ‘eu’”.
“Resistência – permanece consistente no caráter e na competência durante muito tempo”.
“Contabilidade – em quem se pode contar quando isso é importante”.

7. Crie um ambiente que traga à tona lideres 360°

“Dependendo do seu ponto de partida, esse processo pode levar vários anos. Mas pense na alternativa. Onde sua organização estará daqui a cinco anos se você não formar líderes em um ambiente que traga à tona Lideres 360°”.

Dê um grande valor às pessoas
“Converse com pessoas. Ouça o que elas dirão, provavelmente darão descrições mais exatas sobre o que elas esperam do seu líder”.

Use recursos para desenvolver pessoas.
“Tenho o compromisso de oferecer recursos para desenvolvimento da liderança?”

Dê grande valor à liderança.
“Todos bons lideres reconhecem a importância da liderança e dão um grande valor a ela”.

Procure lideres em potencial.
“Se a liderança estiver em radar e você valorizar, você sempre estará à procura de líderes em potencial”.

Conheça e respeite seu pessoal.
“Ao encontrar líderes e os desenvolver, você irá conhecê-los melhor como indivíduos”.

Ofereça ao seu pessoal experiência de liderança
“É impossível aprender liderança sem, de fato, liderar”.

Recompense a iniciativa de liderança
“Tomar iniciativa é uma parte importante da liderança. Os melhores líderes são proativos”.

Ofereça um ambiente seguro onde as pessoas façam perguntas, compartilhem idéias e assumam riscos.
“A liderança, por sua natureza, desafia”.
“Os líderes dão sua opinião sobre aquilo o que estão sendo levados. Um líder que negligencia isso logo se vê sem seguidores” (Garry Wills).

Cresça com seu pessoal.
“Quando as pessoas em uma organização vêem o líder principal crescendo, isso muda a cultura da organização”.

Atraia as pessoas com grande potencial para seu circulo intimo.
“A melhor maneira de desenvolver líderes de alta qualidade é fazer com que eles tenham como mentor um líder de alta qualidade”.

Comprometa-se com o desenvolvimento de uma equipe de liderança.
“Se quiser que sua organização atinja seu potencial, se quiser que ela passe do nível com para o excelente... você precisa desenvolver uma equipe de líderes, pessoas que se desafiem e se estimulem”.

Libere seus lideres para que liderem.
“Quando os principais lideres levantam a tampa para os lideres no escalão médio, então esses lideres passam a levantar a tampa para os que estão no topo”.


OBSERVE:
“Noventa e nove por cento de toda liderança não acontecem do topo, mas do escalão médio da organização”.

“Liderar em todos os sentidos, não é fácil, mas também não é impossível. Tornar-se um LÍDER 360° está ao alcance de qualquer pessoa que possua habilidades de liderança de nível médio e esteja disposta a se esforçar para isso”.

Resumo: Pr. Ozéas Dias Gomes
Bibliografia: Líder 360°. Jonh C. Maxwell

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