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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O relacionamento interpessoal tem relação com os aspectos internos dos indivíduos que fazem parte de uma equipe. Como o conhecimento dos próprios sentimentos, as respostas às emoções, o processo de pensamento, a auto-estima, que favorece o autoconhecimento ao agir de forma eficaz diante de situações que oportunizam a prática do relacionamento. Esses aspectos internos desenvolvem no individuo a capacidade de experimentar, discernir padrões de comportamento que promovem a aproximação dos membros de uma equipe, pessoas com alto grau de desenvolvimento interno estabelecem relacionamentos interpessoais mais produtivos. Saber trabalhar em equipe tem origem na capacitação intra-pessoal. “Se me conheço consigo estabelecer relacionamentos saudáveis e reconhecer os outros” (RB)

O próprio Senhor Jesus nos ensinou na sua Palavra o significado do relacionamento entre as pessoas. “Ame ao seu próximo como a si mesmo”  Mateus 22.39. Quem ama si mesmo, tem amor ao seu próximo, quem conhece as suas limitações, reconhece as limitações das outras pessoas. Somente assim é que se pode ter êxito no relacionamento interpessoal.

Idéias para estimular o relacionamento interpessoal em sua organização:
1. Desenvolver um espírito de cooperação e trabalho em equipe.
2. Fazer periodicamente análise do cenário interno da organização.
3. Identificar as os ponto fracos e os pontos fortes no ambiente organizacional.
4. Promover meios de comunicação com a equipe como forma de minimizar tensões acerca do relacionamento.
5. Desenvolver uma liderança participativa com oportunidade de acesso para todos os membros da organização.
6. Desenvolver um diálogo franco e aberto com todos os membros da equipe facilitando o feedback.

Existem qualidades indispensáveis ao líder na função de promotor do relacionamento interpessoal, são as seguintes: Humildade, virtude que auxilia o líder a percepção de suas limitações. Magnanimidade, virtude desenvolve no líder a generosidade. Sinceridade, virtude que dá ao líder consciência para agir com lealdade. Amabilidade, virtude que faz o líder agir com gentileza e cortesia.  Essas qualidades tornam os relacionamentos mais consistentes e promovem o fortalecimento da organização para alcançar resultados efetivos dos seus planos estratégicos.

Pr. Ozéas Dias Gomes

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